sábado, 23 de maio de 2009

Está doendo?!? Então, solta! - Rosana Braga


Sabe quando você vive uma situação difícil, angustiante e que te incomoda? Quando você não sabe o que dizer, o que fazer ou como agir para que a dor passe ou ao menos diminua?
Pois vou te contar o que tenho descoberto, por experiência própria! Em primeiro lugar, observe a situação toda e, sobretudo, observe a si mesmo e os seus comportamentos.
Errou? Tente consertar e, de qualquer modo, peça desculpas!
Fez ou falou o que não devia? Explique-se, seja sincero, não tente esconder seu engano ou fingir que nada aconteceu... Valide a dor do outro, sempre.

Ta difícil conseguir uma nova chance? Dê um tempo. Espere... Às vezes, algumas noites bem dormidas e alguns dias sem a imposição de sua presença ou a insistência de suas tentativas são preponderantes para que os sentimentos bons sejam resgatados e para que um coração possa ser reconquistado.
Por fim, fez tudo isso e não deu certo? Não rolou? A pessoa até te perdoou, mas a massa desandou, a história se perdeu, os desejos esfriaram?!?
Você se sente inconformado, esmagado pelo arrependimento, atordoado pela tristeza do que poderia ter sido e não foi? Tem a sensação de que estragou tudo? Não sabe mais o que fazer para parar de doer? Acredite, só tem um jeito: solta!
A dor é conseqüência de um apego inútil! Deixa ir... Deixa rolar... Se você já fez o que podia fazer, tentou e não deu, confie na vida, confie no Universo e siga em frente. Pare de se lamentar, pare de se debater e de se perder cada vez mais, e tenha a certeza absoluta de que o que tiver de ser, será!


Quando essa certeza chega, é impressionante: a gente simplesmente relaxa e solta! E quando solta, a dor começa a diminuir, e a gente começa a compreender que está tudo certo, mesmo quando não temos a menor idéia de que "certo" é esse. Mas quando menos esperamos, tudo fica absolutamente claro!


Não se trata de desistir, mas de confiar! Isso é o que se chama "FÉ"! Isso é o que desejo a mim e a você, quando algo estiver doendo em nós...

Rosana Braga


Leia Mais…

Estrutura Administrativa

Presidente: Horácio Augusto Vasseur Ramasine

Vice-Presidente: Pedro Alcântara Osório Cóssio
Diretor 1º Secretário: Leandro Rodrigues Sindorf
Diretor 2º Secretário: Caio Augusto Maletzki Ramasine
Tesoureiro: Clarídice Oliveira Pereira
Diretoria Social: Amarílis Gallo Coelho
Conselho Consultivo: Antonio Paulo Fernandes Perei
Glória Regina Nogueira
Lucy Pereira Corrêa
Rogério Lui
Vinicius Mantela Ornellas



Conselho Consultivo: Elaine Cóssio

- Suplente: Simone Paiva
Walter Paiva Teixeira








Conselho Fiscal: Diniz Jesus da Silva
Pedro Pereira Aquino
Vera Lúcia de Oliveira Braga





Conselho Fiscal: Joane Vaine Lisboa de Queiro
– Suplente: Vera Beatriz Maletzki Ramasine











Leia Mais…

Sos GEID


Em face das dificuldades atuais pelas quais passa o nosso povo, transformamos o Fundo Retomar em um grande Mutirão Financeiro para ajudar o GEID neste momento de crise. Dividimos nossas necessidades em dois objetivos principais:
1. A manutenção da estrutura material e administrativa da atual Sede na Praia Congonhas do Campo, 151 na Freguesia da Ilha do Governador;

2. Levantamento de fundos para retomar a construção da Creche e futura Sede, na Rua do Romancista, 96 na Freguesia da Ilha do Governador, bem como a manutenção dos trabalhos já em funcionamento no local, tais como:

- GEIDASS - Serviço Social (com encaminhamento à hospitais, apoio jurídico e distribuição de cestas básicas para 100 famílias carentes cadastradas)
- Evangelização Infanto-Juvenil
- Caravanas Samaritanas
- Bazar Beneficente

Contribuições Voluntárias poderão ser feitas da seguinte maneira:

¨ Depósitos nos Bancos:

Itaú: Ag. 0370 conta nº 46500-7;
Unibanco: Ag. 0123 conta nº 208648-6
Bradesco: Ag. 1699 conta nº 017293-6

Veja outras maneiras de contribuir

Leia Mais…

A nova Sede - Por que precisamos da nova sede?


Em primeiro lugar, por total falta de espaço na nossa atual e provisória sede do GEID aberta em 1989. O número de irmãos em sofrimento não para de crescer. Em apenas uma semana já chegamos a receber 89 irmãos para Entrevistas Iniciais. Nossos salões não comportam mais tantas pessoas e não podemos recebê-las condignamente.
Tememos chegar o dia em que precisemos fechar, temporariamente, nossas Entrevistas Fraternas Iniciais. Para que isso não ocorra, precisamos de espaço.
Na nova e definitiva sede teremos nossa Creche Comunitária Modelar Irmã Morocha C.C.M.I.M., que irá atender 100 crianças carentes, também constará a construção do ambulatório médico para carentes denominado Grupo de Assistência Médica Professor Pena Ribas G.A.M.P.E.R., e ampliaremos a nossa assistência e serviço social à comunidade local.

Depois de exaustivo e dedicado trabalho de muitos, nos idos de 1996, o GEID recebe da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, das mãos do então e atual Prefeito, Dr. Cesar Maia, em regime de cessão em comodato por 10 anos (renováveis por iguais períodos), um terreno de 1.089m2, sito à Rua do Romancista, 96, na Freguesia, da Ilha do Governador, para fins de construção de sua sede própria e de uma creche
comunitária modelar para 100 (cem) crianças carentes de 0 a 3 anos e 11 meses (C.C.M.I.M. - Creche Comunitária Modelar Irmã Morocha) com o projeto final de confortável prédio, com três pavimentos e com uma previsão da edificação final de 2.427m2.
Presenteie-se com um daqueles espelhos pequenos, redondos e que são vendidos pelos camelôs. Fixe-o em lugar que se possa ver através dele, todo dia pela manhã, de preferência ao acordar. Talvez você não goste da imagem que vai ver, mas console-se: Você não é o que estará vendo!”. Será apenas uma imagem invertida, ou seja, o reverso de você, produzido por milhões e milhões de células com imagem invertida pelo espelho! A esta altura você poderá estar dizendo: - Acho que o articulista enlouqueceu! Será? Talvez. O que quero passar é uma figura para sua reflexão. Disse um dia o escritor belga Maeterlinck : “UM DOS MAIS BELOS DEVERES DAQUELES QUE SÃO FELIZES, É TORNAR OS OUTROS FELIZES TAMBÉM...” e eu queria pegar uma carona nesta bela frase. Se a gente ainda não se sente feliz, devemos buscar esta felicidade com toda a força da nossa vontade através dos caminhos que escolhermos.
A Creche Comunitária Modelar Irmão Morocha C.C.M.I.M. está sendo aguardada com ansiedade pelas 100 famílias que serão beneficiadas, enquanto pais e mães trabalham, esses têm a certeza de que seus filhos estão sendo zelados com todo amor e responsabilidade.
Contaremos com pediatras, profissionais da área pedagógica para, desde cedo, estimularmos o bom desenvolvimento dos futuros homens e mulheres de nossa comunidade.
Com uma estrutura de berçários, sala de recreação, refeitório, banheiros, traremos à comunidade o que ela realmente precisa, um lugar seguro que podem confiar seus bens mais valiosos, em mãos de profissionais e voluntários que têm como lema a filantropia.
Grupo de Assistência Médica Professor Pena Ribas

O Grupo de Assistência Médica Professor Pena Ribas G.A.M.P.E.R., será um pequeno ambulatório médico dirigido por médicos e profissionais de saúde voluntários, em geral, que inicialmente prestarão atendimentos em pediatria, ginecologia, obstetrícia e Clínica Geral.
Com assistência médica preventiva e regular, a mulher carente saberá as quantas andam sua gravidez, serão examinadas quanto ao câncer de mama, genital, recebendo informações sobre controle de natalidade, puericultura (conjunto de ensinamento e práticas médico-sociais que visam assegurar o perfeito desenvolvimento físico, mental e moral da criança) e outros tópicos ligados à saúde da família.
Sendo constatada a necessidade de exames mais detalhados, aparelhagem técnica, os assistidos receberão o encaminhamento a um hospital ou posto de saúde que poderá ministrar os cuidados necessários.
Buscaremos uma parceria com laboratórios para termos uma cota de exames básicos, para aferir com rigor a necessidade de tratamentos e práticas.
Criando um banco de dados dos profissionais de saúde que gostariam de doar um período para a assistência daqueles que precisam, ampliaremos as especialidades de atendimento médico. É a comunidade, através da religião, fazendo a sua parte junto aos poderes constituídos.

Estágio Atual da Obra

Recebido o terreno em 1996 pela Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, nossa primeira meta era prepará-lo para o Canteiro de Obras do novo GEID, pois o terreno recebido se encontra na subida da Rua do Romancista. Para deixá-lo plano e iniciarmos as fundações, retiramos por volta de 620 (seiscentos e vinte) caminhões de terra.
Com o trabalho estritamente voluntário (sem remuneração) dos técnicos da obra (engenheiro, arquiteto) tivemos grandes dificuldades, quase paralisando a obra. Todavia, nos idos de agosto de 2000, reestruturamos nossa equipe técnica de voluntários. Podemos dizer que nossa obra teve um novo direcionamento, técnicos mais dedicados e competentes, completamente envolvidos com a causa geidiana!
Hoje, no início do primeiro trimestre de 2006, nossa obra já alcança a laje do 3º piso.
Tudo o que está erguido até esse exato momento, não contou com a ajuda de doações exponenciais, nem dos políticos (e alguns se comprometeram em ajudar) e nem de entidades governamentais e sim, apenas com as quantias doadas por nossos freqüentadores e voluntários mais humildes e anônimos da Sociedade!

Como podemos ver, muito já foi feito, mais muito mais ainda falta a fazer.
Contamos com a sua ajuda, porque é somente com ela é que contamos, na página principal está a conta corrente da nossa obra, ajude-nos a ajudar!

Comunidade Local

Nossa Sede está localizada no inicio da comunidade do morro conhecido como “200” (Duzentos) e “Zaquia Jorge”. Realmente, são pessoas carentes, onde a assistência do Governo não os alcança. A oportunidade que essas famílias terão, em ter uma creche, ambulatório e uma assistência social ampla trará uma enorme melhoria na qualidade de vida desses desassistidos.

Creche Comunitária Modelar Irmã Morocha



Leia Mais…

Quem precisa do GEID - Barbet


O GEID recebe semanalmente, em média, 60 pessoas pela 1ª vez buscando ajuda, informações, cura para doenças e até ajuda material. Estas pessoas são recebidas por voluntários-médiuns que, fraternalmente ouvem as pessoas e procuram sugerir-lhes um caminho. Nem sempre este caminho passa por um tratamento espiritual.

As pessoas tendem a buscar na Casa Espírita, a ajuda que não conseguem obter num Hospital, e isso, nem sempre é possível. Por isso tudo entendemos que precisam do GEID as pessoas que:

* Querem encontrar respostas para perguntas do tipo: De onde viemos? O que fazemos aqui? Por que uns sofrem e outros não? Para onde iremos após a morte?

* Estão depressivas, solitárias e melancólicas e não obtiveram êxito com terapêuticas psicoterapias;

* Procuraram médicos, fizeram tratamentos clínicos e não conseguiram alívio para seus males;

* Que desejam conhecer a Filosofia Espírita e ajudar-nos a ajudarmos os que chegam.

Se você se enquadra nos tipos acima, desde já seja bem-vindo(a) ao GEID!


Leia Mais…

Objetivos do GEID


1º. Oferecer à comunidade, ensinamentos e tratamentos espirituais que se traduzem por ensinamentos filosóficos, religiosos e universalistas (baseados no Espiritismo Cristão e no Universalismo) e benefícios espirituais, através da mediunidade responsável e gratuita;

2º. Trabalhar pela conscientização e cidadania através de apelos e campanhas, promover a ação social coletiva na ajuda material aos carentes, no quanto se refere a agasalhos, remédios, alimentação, conhecimento e participação na melhoria do bairro, da cidade e do País. É o que poderíamos chamar de dar o peixe, ensinando a pescar!

3º. Divulgar a filosofia universalista e eclética do GEID que se fundamenta na seguinte máxima: "A religião é importante, mas a religiosidade é imprescindível à evolução do homem".

4º. Captar adesões, reunindo recursos para a expansão material do GEID. Como disse Jesus: "A seara é grande e são poucos os trabalhadores".

5º. Incentivar e multiplicar, apoiando integralmente, outros núcleos idênticos, que repitam em suas comunidades o trabalho do GEID, cedendo-lhes gratuitamente as idéias e todo o projeto do GEID através dos NUGEID'S. "Os Governos (Autoridades) não podem tudo, sozinhos".

Leia Mais…

O Grupo Espírita Irmão Demétrius





Poder-se-ia dizer que a história do GEID, não houvessem passado, presente e futuro, divide-se em:

ONTEM:

Nos idos de 1956, no alto da Tijuca, uma família sonhou a fraternidade, a solidariedade e a caridade! O então “chefe da família”, o desenhista, maçom e espírita Horácio David Ramasine, juntamente com a sua esposa, a professora e também espírita Lais Vasseur Ramasine, auxiliados por outros casais amigos iniciaram a formação de um pequeno núcleo espírita para estudos e trabalhos de assistência material e espiritual, com base no Evangelho Cristão e na Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Todos tinham um mesmo ideal, todavia nesse início, as atividades assistenciais eram ainda muito domésticas. Muitas eram as dificuldades naturais que não permitiam a expansão do ideal espírita cristão que culminou por dispersar os primeiros casais. Houve uma dispersão e eles decidiram dar prosseguimento ao trabalho em outras Casas Espíritas, já constituídas, onde os recursos seriam maiores e compatíveis com a proposta caritativa.

O sonho, todavia, jamais foi abandonado: Ter um grupo aberto ao público que desenvolvesse estudos espíritas e promovesse a assistência social às comunidades carentes e excluídas da sociedade.

O tempo passa, e as dificuldades retardam a realização da obra sonhada. Em 1972, surge uma oportunidade quando Horácio David Ramasine, então com 50 anos de idade consegue adquirir um imóvel na Ilha do Governador, com 3 (três) amplos pavimentos em terreno de 609m2. O sonho era retomado. O Núcleo era retomado, inicialmente, apenas pela família Ramasine que retoma o trabalho de preparo de cada um de seus membros. Com o súbito desencarne (morte) de Horácio David Ramasine em 21 de abril de 1974, os planos sofrem nova interrupção, exigindo da família, nova dispersão para fins de preparação individual em outras Sociedades Espíritas estabelecidas, nas quais o primogênito Horácio Augusto Vasseur Ramasine e sua mãe Lais Vasseur Ramasine dão continuidade à grande preparação, de início, no GEFA (Grupo Espírita Francisco de Assis) da Ilha do Governador e depois, na S.E.R. (Sociedade Espírita Ramatis na Tijuca. Aos poucos novos casais e alguns médiuns da S.E.R. se somam ao pequeno núcleo que começa a renascer. O terceiro andar do imóvel oferece aprazível área de recreação e nesta área, por determinação da matriarca Lais Vasseur Ramasine, começa-se a construção de um primeiro salão para um futuro Grupo Espírita Cristão. A cada tijolo fixado, mais pessoas amigas se associavam à idéia. Foi assim que, no dia 3 de dezembro de 1989, o GEID (GRUPO ESPÍRITA IRMÃO DEMÉTRIUS) era aberto para a comunidade da Ilha do Governador e adjacências, com seus estatutos sociais publicados no Diário Oficial de 18/12/89.

Com apenas um salão capaz de receber até uma centena de pessoas, o G.E.I.D. como passa a ser conhecido, novo grupo espírita cristão universalista baseado nos ensinamentos de JESUS, KARDEC e RAMATIS, realiza em 10/01/89 a sua primeira reunião pública sob a presidência de Lais Vasseur Ramasine (Presidente), a direção de Horácio Augusto Vasseur Ramasine (vice-presidente) e a colaboração dos primeiros 10 (dez) voluntários (médiuns), dentre os quais Vera Ramasine, Alessandra Ramasine, Marcelo Ramasine e Caio Ramasine (esposa e filhos de Horácio Ramasine).

HOJE:

O G.E.I.D. é uma realidade em sua comunidade. Com 308 (trezentos e oito) voluntários, 850 (oitocentos e cinqüenta) freqüentadores e 3 (três) funcionários, dedicando-se à assistência espiritual e material (O GEID possui também um departamento de Assistência Social – GEIDAS, independente da assistência religiosa espiritual), luta com dificuldades econômicas para manter-se.

Todavia, sendo uma Instituição religiosa, filantrópica e sem fins lucrativos, considerada de Utilidade Pública pelo DEC.LEI 2127 de 7/6/93, depois de exaustivo e dedicado trabalho de muitos voluntários, nos idos de 1996, recebeu da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, das mãos do então Prefeito, Dr. César Maia, em regime de cessão em comodato por 10 anos (renovável por igual período), um terreno de 1.089m2 sito à Rua do Romancista, 96 na Freguesia da Ilha do Governador, para fins de construção de sua sede própria e de uma creche comunitária modelar para 120 (cento e vinte) crianças carentes de 0 a 3 anos e 11 meses (C.C.M.I.M. - Creche Comunitária Modelar Irmã Morocha). Com o projeto final de simples e confortável prédio com três pavimentos e com uma previsão da edificação final de 2.427m2 (obra em andamento), o GEID luta junto à comunidade insulana pela realização do seu sonhado AMANHÃ!

AMANHÃ:

Para nós do GEID, o amanhã não surge, é construído através de competente planejamento e trabalho dos homens unidos pela mesmo ideal e sob a inspiração e amparo dos nossos Amigos Espirituais. Lutamos na busca de recursos para a edificação de nossa obra a que chamamos "Casa Nova". A Instituição vive de donativos uma vez que nada cobra pela assistência social e espiritual prestadas, conseqüentemente não possui recursos próprios para a realização do sonho sonhado nos idos de 1956.

Muitas coisas aprendi com meu pai, quem primeiro sonhou o GEID: "Nos é lícito sonhar quando não sonhamos só para nós. Não somos pobres e egoístas para pedir se não pedimos somente para nós mesmos, mas pela realização de um sonho comum".

Receba os nossos agradecimentos pela atenção dedicada à leitura deste resumo. Esperamos que ele possa ter sensibilizado você, pois gostaríamos de poder contar também com a sua adesão e prestimosa ajuda. Disse Raul Seixas: “Ninguém, jamais, ganhou uma guerra sozinho” e nós vivemos uma por dia na busca de cimento, tijolos, madeira, ferro etc.

Grupo Espírita Irmão Demétrius
Endereço: Rua Praia Congonhas do Campo 151 Freguesia Sede Romancista: Rua da Romancista, 96 tel:. (21) 3368.8776 Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ Tel.: 3396-0374 - Fax.:2467-6993 Plantão BIP: 03007893828 - cód 4003869 E-mail: atendimento@geid.org.br


Leia Mais…

Nossa Creche! -


A construção de uma Creche comunitária modelar para 100 crianças carentes de 0 a 3 anos e 11 meses, é um sonho antigo que começou a se realizar, desde a fundação de nossa casa, em 1989.
Lutando com grandes dificuldades e com total falta de apoio em todas as esferas governamentais (municipal, estadual e federal), fez com que buscássemos a ajuda necessária dentro do nosso corpo de voluntários, arrecadando fundos através de atividades como bingo, bazar e almoço beneficente.

Com projeto idealizado nos mais altos padrões, a creche contará com: Gabinete Dentário, Psicólogas, Pedagogas, Fraldário, Lactário, dois Berçários, Atividades Lúdicas de aprendizagem e total apoio médico diário, sendo que todas estas especialidades foram oferecidas por voluntários que compõem o nosso quadro de frequentadores.
Vejam as últimas fotos da obra de nossa creche, já com as demarcações no chão dos berçarios, banheiros, refeitório, etc...
Participe você também deste sonho, seja mais um elo forte desta corrente!

Esta é a mais importante meta, no momento, pois está em plena execução no canteiro de obras sito à Rua do Romancista, 96 na Freguesia da Ilha do Governador. Muitos esforços vêm sendo desenvolvidos para terminarmos esta obra de amor. Todavia, por mais que se lute, internamente, temos a consciência de que somente com ajuda significativa externa (Empresas, ONG's, Benfeitores, etc.), conseguiremos concretizar, juntos, o objetivo.

Grupo Espírita Irmão Demétrius
Endereço: Rua Praia Congonhas do Campo 151 Freguesia Sede Romancista: Rua da Romancista, 96 tel:. (21) 3368.8776 Ilha do Governador - Rio de Janeiro - RJ Tel.: 3396-0374 - Fax.:2467-6993 Plantão BIP: 03007893828 - cód 4003869 E-mail: atendimento@geid.org.br



Seja bem vindo !!!


Leia Mais…

quarta-feira, 20 de maio de 2009

O GEID realiza o Culto do Evangelho no AR, sabia?

Leia Mais…